Com o aproximar do mundial, é impossível distanciar qualquer conversa de futebol, da selecção nacional. Como fã de futebol e treinador de bancada que sou também questiono as capacidades desta equipa.
As expectativas para o mundial são extremamente baixas, desde o euro 2004 que Portugal parecia viver num estado de optimismo perpétuo, no que se refere à selecção. Mas quer nos comentários esporádicos de adeptos, quer nas conversas do café, até na opinião de pessoas de relevo, poucos acreditam nesta selecção, será um reflexo da crise e do mau momento que o país atravessa? Por mais críticos que Scolari tivesse, e por muitos erros que tenha cometido, é indiscutível a sua capacidade de envolver o país com o futebol e com a selecção. Neste campo Queiroz deixa muito a desejar, o seu discurso instruído e arrogante parece não cativar nem convencer ninguém.
A qualificação foi muito sofrida, a presença de Portugal na África do Sul chegou mesmo a estar em questão, e as exibições pouco conseguidas pouco ajudaram a aliciar os portugueses. Algumas pessoas até expressam o desejo de Portugal ser eliminado na fase de grupos do mundial só para garantir o abandono de Queiroz da selecção.
O mundo por outro lado parece situar Portugal no grupo dos favoritos, afinal até onde esta selecção pode ir?
Falando propriamente de futebol; Portugal tem muitos pontos fortes na sua equipa, desde as individualidades que podem desequilibrar qualquer jogo, até uma forte defesa que esteve perto de bater um recorde de não sofrer golos, claro que defrontar adversários substancialmente mais fracos sempre ajuda. A verdadeira capacidade desta selecção nunca foi realmente testada, nos jogos teoricamente mais difíceis do grupo de qualificação a equipa deixou muito a desejar, e a ausência de jogos de preparação contra adversários difíceis como aqueles que vamos enfrentar no mundial não permite perceber o que vale esta equipa.
Muito se fala de Cristiano Ronaldo e das suas exibições na selecção, e com razão já que elas ficam muito aquém do que ele é capaz, mas por a culpa das exibições da selecção no Ronaldo vai para além do absurdo. A falta de criatividade e de velocidade de Portugal como equipa é aparente e a ausência de um fio de jogo é preocupante. A ausência de um defesa esquerdo de raiz e de Bosingwa, o mau momento de deco e a dificuldade em encontrar um substituto (as alternativas mais lógicas, Moutinho e Hugo Viana nem foram convocados) são factores de alarme. Duda a defender não possui o rigor táctico e consistência para ser uma escolha indiscutível e Paulo Ferreira não é capaz de apoiar o ataque com a mesma velocidade e criatividade de Bosingwa. Fábio Coentrão após a boa época no Benfica e Miguel são alternativas, mas duvido que Queiroz arrisque em jogadores que foram pouco rodados durante a caminhada de Portugal.
Muito recai sobre individualidades as esperanças desta equipa.
Será este o mundial de Ronaldo?
Deco mostrará que quem sabe nunca esquece?
Liedson irá resolver como o faz no Sporting?
Nani finalmente terá uma hipótese de mostrar o que vale?
Ou seremos uma selecção estilo catenaccio que tão bons resultados trouxeram ao inter?
A partir do dia 11 descobriremos.
Não sou uma espectadora assidua de futebol para dar uma opinião sobre o que foi escrito sobre cada um dos jogadores e treinador. No entanto, a ideia geral com que se fica após tantos jogos é que a selecção não esteve e não está preparada para o que vai enfrentar. E por muitas campanhas e publicidades que se faça para apoiarmos a selecção, o pensamento que persiste é que rapidamente seremos derrotados...
ResponderEliminarTambém não entendo porque razão estão jogadores como Deco, Liedson..na nossa selecção. Deveria ser uma selecção nacional, Portuguesa e não Luso-qualquer coisa.
Bem, eu até falava disto se soubesse alguma coisa. Pelo que vi Portugal está em 3º lugar no rank da Fifa... O.o como se nunca ganhamos um mundial ou um europeu?
ResponderEliminarAs minhas expectativas também são muito baixas mas espero que Portugal não jogue baseado nas individualidades (bons jogadores não nos faltam mas....) e que cresça como equipa. Relembro o Mundial da Coreia (acho) em que o Brasil foi campeão e sofria das mesma coisas como Portugal sofre neste mundial.
Vamos a ver como corre, pois mal já sabemos nós que vai correr... Pode ser que fiquemos de boca aberta. Mas acho que nunca devemos de deixar de apoiar a selecção.
Boa sorte Portugal ^^
Olhando para a qualidade dos jogadores desta selecção verificamos que não existe razão para a subvalorizarmos em comparação com a selecção de 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008. Tem sido uma década de bom futebol com Portugal a alcançar quase sempre posições de topo. Em 2010, temos de novo boa equipa, e não sabemos se será o Mundial de Ronaldo ou de qualquer outro, mas será o Mundial de Queirós! Este treinador marca uma fase de futebol português triste e sofrido aliado a um discurso de vaidade e a uma atitude agressiva perante as criticas negativas que os cronistas vão escrevendo nos jornais. Carlos Queirós tem um Mundial à sua frente e portanto a hipótese de calar todos os críticos; de deixar tudo em água morna (dependendo das exibições e se ficar pelos Oitavos de Final); ou de confirmar que não pode, de facto, continuar a treinar esta selecção. Faço votos para que ele cale todos os Críticos.
ResponderEliminar